sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Bike Sampa Decola!

De começo tímido, com apenas 5 estações, em poucos meses o sistema Bike Sampa ganha mais e mais estações. Atualmente o sistema já conta com 55 estações e a cada semana novas estações vêm sendo inauguradas.




















Panorama atual do Bike Sampa.

Por também ser administrado pela mesma empresa do Bike Rio, a Serttel, o Bike Sampa nasce com os mesmos erros fundamentais reportados aqui no Blog, porém, sai na frente do sistema carioca em alguns aspectos.

O primeiro deles é o fato dele já vir planejado para crescer. Já nesse ano de 2012 há a previsão da instalação de 100 estações, inclusive, elas já estão marcadas no mapa, o que já dá uma idéia do que está para ser inaugurado. Além disso, já há previsão no edital para a instalação de 300 estações na cidade até o fim de 2013. As primeiras 200 estações podem até vir a complementar as áreas onde o sistema já existe e verificou-se que existe maior demanda.

No entanto, apesar disso, os erros fundamentais existem, e o maior deles está em relação ao tamanho das estações, todas muito pequenas (com 12 ou 14 vagas no máximo). Evidentemente que em determinados locais são necessárias estações com mais vagas. Este erro também foi importado do Bike Rio.

Outro erro fatal é a distância das estações, como já falado insistentemente neste blog, e nunca é demais repetir: para que o usuário se sinta seguro com o sistema é essencial que existam várias estações próximas não só dos pontos de origem e destino, mas também durante todo o trajeto, algo na ordem 8 estações por quilômetro quadrado a uma distância não superior a 300m umas das outras.

Esse problema da segurança que se tem com uma boa proximidade entre as estações pode ser ilustrado através do seguinte exemplo: Imagine você usando um ônibus para fazer um trajeto de 10 km entre o ponto de origem e o seu ponto de destino e se o ônibus em que você está quebra no meio do caminho e você só pode embarcar um outro ônibus em pontos específicos, sendo que o mais próximo está localizado a 2 km de distância e você precisa andar até lá para pegar outro ônibus.

Imaginou?

É o que acontece quando você pega uma bicicleta numa estação e o pneu fura e você tem que andar 1 km até a estação mais próxima. Ou quando você chega na estação de destino e ela encontra-se sem vagas e você precisa andar 1 km (desviando do seu ponto de destino) para poder devolver a bicicleta em outra estação. Ou simplesmente desiste de usar a bicicleta naquele dia pois a estação próxima de você não tem nenhuma bicicleta disponível e você não está afim de andar 1 km até a outra estação mais próxima e resolve então ir de ônibus, pois é mais cômodo! (Sim, pegar um ônibus cheio e ficar no engarrafamento consegue ser mais cômodo do que ter que peregrinar para conseguir uma bicicleta, acreditem!).

Essa é a segurança que o usuário da bicicleta pública tem que ter no dia-a-dia para poder, enfim, utilizá-la diariamente. Caso o sistema não seja levado com esta seriedade, não atingirá mesmo o seu fim e será lamentável para todos.

Me anima ver o mapa do Bike Sampa e me anima saber que tem mais 45 estações a caminho este ano! Espero que o sucesso seja tão grande quanto o Bike Rio e que a Serttel não cometa os mesmos erros que vêm cometendo por lá, com a constante falta de bicicletas no sistema e a baixa qualidade no nível de serviço. Uma clara situação onde ninguém estava preparado para o sucesso e o sistema nasceu amarrado e sem condições de crescer.


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