quarta-feira, 24 de abril de 2013

Bike Rio - Upgrade nas laranjinhas à vista

Essa notícia saiu na Veja Rio:

Mais LARANJINHAS



O número de estações de aluguel de bicicletas, que desde 2011 puseram mais laranja nas cores da cidade, pode passar de sessenta para 260, com presença maior na Zona Sul, no Porto e na Barra. Esta será uma exigência do contrato que a prefeitura renovará em setembro, com nova operadora, ou mantendo a atual, a Serttel. O sistema de liberação da bike deve ser mudado, abrindo o uso do celular, inspirado no similar francês Vélib.








Comentários do Bike Pub:

Essa informação da Veja Rio é preliminar e ainda não foi confirmada ou divulgada oficialmente pela Prefeitura do Rio, portanto, até que saia um novo Edital, o número de estações e bicicletas (novamente a relação equivocada 200 estações x 2000 bikes, tsc tsc tsc) é especulativo.

Quanto às demais informações, coincidentemente hoje - como este que vos escreve é usuário do sistema - foi recebida uma ligação do Bike Rio, consistindo numa espécie de pesquisa de satisfação, perguntando detalhes de uso do sistema e também "sondando" com o cliente a possibilidade de se liberar a bicicleta através de cartão Smart Card (estilo Bilhete Único).

É provável que no próximo edital a Prefeitura do Rio estabeleça que a liberação da bicicleta deve ser feita por outro meio além do celular, que é inconveniente para os não-residentes na cidade.

A única crítica que eu faço em relação à liberação através de Smart Card (ou qualquer outro meio, smark key, cupom, etc.) é que se possa escolher efetivamente a bicicleta que se deseja retirar. Essa ideia de instalar uma única catraca na estação e não dar a opção do usuário escolher qual bicicleta deseja é absurda e ridícula. 

Em qualquer lugar do mundo, mesmo nos sistemas mais avançados como o Barclays (Londres), Bixi (Montreal), Capital Bike Share (Washington), Hubway (Boston), Deco Bike (Miami Beach), B-Cycle (Denver) etc., há bicicletas disponíveis com estado de conservação deixando a desejar em algum ponto. As bicicletas não circulam 100% o tempo inteiro.

Logo, esse sistema deve permitir ao usuário escolher sempre qual a bicicleta ele deseja retirar. É absolutamente frustrante o sistema liberar aleatoriamente uma bicicleta qualquer, pior ainda se ela estiver com a regulagem do banco emperrada, com o freio desregulado, fazendo barulhos, pneu mal calibrados, etc.

Além do mais, há todo um processo de escolha da "bike ideal" na hora que se chega na estação para retirar a magrela! Um prazer muito particular que não deve ser retirado do usuário!



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