quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Brasil e Movimento

Inaugurados nos dia 22 e 29 de setembro, respectivamente, os sistemas bike share de Campinas e São Caetano do Sul.

A empresa vencedora da licitação para explorar o sistema público de aluguel de bicicleta destas cidades é a mesma que opera o sistema Bicing de Barcelona, a Movement Barcelona, que aqui no Brasil se chama Brasil e Movimento.

Em Campinas o projeto se chama Viva Bike e já conta com 4 estações instaladas, duas no Taquaral - Portão 1 (Bonde) e no Portão 7 (Ginásio), uma na Unicamp e outra na Praça 31 de Dezembro no bairro de Barão Geraldo. Até o final do mês de outubro são prometidas mais 12 estações em 4 localidades: Amarais, Aparecidinha, Sousas e Terminal Central, totalizando 180 bicicletas no sistema, que funciona diariamente das 5hs à meia-noite - atualmente os sistemas Bike-Rio, Bike-Sampa e Bike-Poa funcionam das 6 às 22hs. 


Projeto Viva Bike Campinas.

A promessa é de que o sistema tenha 6 mil bicicletas quando estiver totalmente instalado!

Em São Caetano do Sul a mesma empresa também ganhou a licitação e vai operar o sistema batizado de SANCA Bike! Que começou com duas estações, uma na Praça dos Imigrantes e outra no Parque Santa Maria, conforme já noticiado aqui no Blog.



Dos sistemas existentes atualmente no país, os maiores são: Bike Rio (60 estações), Bike Sampa (35 estações) Integra Bike Sorocaba (19 estações) - todos operados pela Serttel. Com isso, as cidades de Campinas e São Caetano do Sul, que inauguram sistemas operados pela Brasil e Movimento representam os primeiros "concorrentes" para um sistema novo e até então operado apenas pela corajosa e pioneira Serttel.

Vale lembrar que todos esses sistemas são de 3ª Geração, ou seja, utilizam a alta tecnologia da informação, seguindo os mesmos moldes do parisiense Vélib', do catalão Bicing, do londrino Barclays, entre outros já falados aqui no blog, e que apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são beneficiados pelo patrocínio do Banco Itaú.


sábado, 15 de setembro de 2012

Anunciada 3ª Ampliação do sistema Barclays Cycle Hire de Londres


O projeto prevê a ampliação em direção à zonas sul e oeste de Londres até a primavera (março) de 2014.
Ao todo serão novas 200 estações e 2.400 bicicletas distribuídas nos bairros de Wandsworth, Hammersmith e Fulham, Lamberth, Kensington e Chelsea.

O anúncio foi feito pelo prefeito Boris Johnson à imprensa, que disse: "Cada cidadão londrino deve se beneficiar do nosso enormemente popular e icônico sistema Barclays Cycle Hire, que já trouxe incontáveis benefícios aos moradores, visitantes de negócios e turistas à cidade. 

Já neste ano de 2012 nós levamos as bikes azuis à zona leste, em direção à Canary Wharf com enorme sucesso, e esta próxima expansão irá trazer mais de duas mil novas vagas ao sul do Rio Tâmisa, e também incrementando bastante o resto da rede."



Legal, o sistema Barclays, que já tem mais de 600 estações e 9500 bicicletas vai ficar ainda maior, é possível prever que o sistema, bem planejado e estruturado do jeito que é, nos próximos anos certamente alcançará uma abrangência enorme na cidade de Londres. Um exemplo muito bom e fácil de copiar para o Rio e São Paulo, que são cidades grandes e muito movimentadas como Londres.

Fontes: 
http://bike-sharing.blogspot.com.br/2012/09/the-bike-sharing-world-mid-september.html




segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Santos - SP também terá programa de bicicletas públicas.

O programa a ser adotado na cidade de Santos será definido através de edital que será publicado pela CET amanhã, dia 11 de setembro de 2012, convocando as empresas interessadas a oferecerem seus projetos.
Primeiramente será lançado em caráter experimental, com 10 estações e 100 bicicletas, espalhadas em locais estratégicos da cidade. O sistema deverá funcionar das 6hs às 22hs para retiradas de bicicletas e devoluções até 24hs. Os 30 primeiros minutos serão grátis e a partir desse tempo será cobrada taxa extra. O usuário deverá aguardar 15 minutos para fazer uma nova retirada, caso contrário, também será cobrada taxa extra. Exatamente nos moldes do Bike Sampa.


Ciclovia em Santos-SP

Fonte: Prefeitura de Santos


Projetos pilotos ou experimentais como este a ser implantado tendem a não dar certo pela sua pouca abrangência. O sistema para funcionar, precisa estar disponível de forma conveniente para a população, caso contrário, terá sua eficácia muito limitada.

Nada impediria que o sistema fosse implantado em etapas, sendo a primeira com poucas estações, com vista a suprir eventuais adaptações, especialmente em se tratando de sistemas novos, como o apresentado na cidade de Toledo-PR.

Pelo que se extrai da notícia, o sistema adotado será nos moldes do Bike Rio e Bike Sampa. Logo, tratam-se de sistemas já estabelecidos e comprovadamente viáveis, portanto, bastaria um estudo técnico para analisar as demandas da cidade e avaliar os locais onde o sistema seria mais necessário, mensurando o número de estações, de vagas e de bicicletas totais. Qualquer sistema com apenas 10 estações e sem previsão de expansão já nasce correndo grave risco de fracassar.

Toledo - PR também lança seu programa.

A cidade de Toledo, no Paraná, também vai lançar seu sistema de bicicletas públicas no próximo dia 22 de setembro, emblemático Dia Mundial Sem Carro.

O programa da cidade de Toledo é um projeto piloto e conta com 6 estações e 60 bicicletas espalhadas em pontos estratégicos da Cidade, como a área central, teatro, parque e rodoviária.

Projeto desenvolvido por técnicos locais, possui toda uma engenharia própria, que utilizará cartão magnético distribuído aos usuários, que farão um cadastro prévio junto ao site da prefeitura.

O cartão magnético libera a bicicleta que pode ser usada por duas horas e pode ser devolvida em qualquer estação. Após 15 minutos, nova retirada poderá ser feita. O sistema será gratuito e gerido pela prefeitura e contará com  apoio da Guarda Municipal, que fará a redistribuição das bicicletas em estações lotadas ou vazias.

Segue o vídeo explicativo feito para o programa:


Fonte: TOOPedalando

São Caetano também lança programa de bicicletas públicas.



Previsto para ser inaugurado no Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), a Prefeitura de São Caetano lança o programa de  bicicletas públicas, que, segundo informação da Diretora de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Cristina Baddini, o programa deverá será gerido por uma empresa espanhola. 

Foto: Sistema Bicing de Barcelona.

Inicialmente, serão disponibilizados seis locais de retirada e entrega das bicicletas, todos na região central: Terminal Rodoviário, Praça Cardeal Arcoverde, Centro Digital, Hospital Municipal, Cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Tijucussu e no Teatro Paulo Machado de Carvalho. A ideia é espalhar os pontos pelos bairros e chegar a 100 estações.
 
A meta da Prefeitura é oferecer 500 bicicletas até dezembro e chegar a 1.000 veículos futuramente.

sábado, 8 de setembro de 2012

As Bicicletas Públicas Fora da Europa

Como mostrado em post anterior, as bicicletas públicas surgiram na Europa, e somente ganharam força e começaram a ser adotados a partir da introdução em larga escala dos sistemas Vélib, de Paris e Bicing, de Barcelona, a partir de 2007.


Fora da Europa, os sistemas de bicicletas públicas estão em ascensão, já tendo sido implantado no Brasil, Estados Unidos, México e Canadá.

O Brasil será comentado em um post específico.

 México
- Cidade do México: Ecobici - 90 estações e 1200 bicicletas.
- Guadalajara - Bikla - 30 estações e 300 bicicletas.

Ecobici - Cidade do México (atualmente 90 estações e 1200 bicicletas - 9000 viagens diárias - Governo visa triplicar o tamanho em 2012 - Fonte: Tânia Passos (Diário de Pernambuco) 

Canadá - Sistema Bixi

Montreal:- Lançado em maio de 2009, possui 411 estações e 5.120 Bicicletas.
Toronto: - Lançado em maio de 2011, possui 80 estações e 1.000 bicicletas.


Bixi Toronto

O sistema Bixi é o maior das Américas e opera não só nestas duas cidades canadenses, como também em diveresas cidades americanas, e também o sistema Barclays de Londres, que atualmente conta com 687 estações e 9.200 bicicletas, além do Melbourne Bike Share, da Austrália, com 52 estações e 60 bicicletas.

O Sistema Bixi no Canadá possui como característica especial o fato de ser gerido por uma empresa pública criada especificamente para este fim, a Public Bicycle System Company, porém, recebe patrocínio de diversas empresas diferentes, que ganham suas marcas nos para-lamas traseiros das bicicletas, conforme na imagem acima.

Estados Unidos

Boston - Inaugurado em 28 de julho de 2011, conta com 61 estações e 610 Bicicletas.

Boston Hubway - Está se expandindo do Centro de Boston, para os bairros vizinhos.

Chattanooga - Tennessee:  Inaugurado em 23 de julho de 2012, possui 30 estações e 300 bicicletas.

Denver - Colorado: BCycle, tem 53 estações e 530 bicicletas.

Denver BCycle.

Miami - Deco Bike: 113 Estações e 1200 Bicicletas.

decobike
Deco Bike - Miami Beach

Mineapolis - Nice Ride Minessotta - inaugurado em junho de 2010, tem 116 estações e 700 bicicletas.

Nice Ride Minnesota - Cidade de Minneapolis


Washington DC/Arlington: Capital Bike Share. Inaugurado em setembro de 2010, conta com 189 estações e 1700 bicicletas.

Capital Bike Share em Washington DC.

Nos Estados Unidos o maior sistema atualmente é o de Washington, embora muitas cidades estejam implantando seus sistemas, teremos muitas novidades nos próximos meses. Nova York já está certa de implantar 600 estações e 10 mil bicicletas em março de 2013, outras cidades como Los Angeles* também estão estudando o seu próprio modelo de bicicletas públicas a ser adotado.

Não é difícil prever que num futuro próximo as bicicletas farão parte do mobiliário urbano de toda cidade grande, o que vemos agora é apenas o início de uma mudança de paradigma que nos próximos anos irá transformar as nossas cidades, mudando a forma como as pessoas se locomovem nos grandes centros, tudo em busca de mais qualidade de vida, menos poluição, engarrafamentos, emissões de CO2 e dependência por petróleo.

Os carros não deixarão de existir, mas o seu uso será numa escala bem diferente da qual estamos apegados, e isso se deverá, também, às mudanças na forma de construirmos e pensarmos nossas cidades e nosso estilo de vida, onde o carro deixará de ser indispensável e não estará mais no centro dos planejamentos.

* Fonte: Los Angeles Times

O Sucesso do Bike Rio e a Relação Oferta x Demanda

Que o sistema Bike Rio é um sucesso, isso ninguém tem dúvidas.
A forte adesão do carioca e visitantes ao sistema é visível diariamente nas ruas da cidade: um verdadeiro enxame "laranjinhas" circulando pela zona sul!

Agora imagine em um final de semana ensolarado? Como fazer para conseguir uma "laranjinha" para curtir as áreas de lazer da cidade? Tem que ter muita paciência!


Status das estações do Bike Rio em 08/09/2012 às 15:00. Em branco, as estações totalmente vazias, em laranja as estações ativas com pelo menos 1 bicicleta; e em cinza as estações em manutenção no momento.

Da imagem acima se verifica que o serviço encontra-se indisponível na maioria e suas estações pura e simplesmente pela falta de bicicletas, já que a grande maioria está em uso no momento.

É necessário estabelecer-se uma boa relação entre oferta e demanda a fim de que o serviço não se torne indisponível, pois, independente de seu uso ser ou não para fins de lazer, tratando-se de um serviço público, é fundamental que ele esteja disponível durante o seu horário de funcionamento.

A simples análise das figura acima indica que não há nenhuma estação lotada em toda a região da zona sul, e que a maioria delas encontra-se vazia, e as que não estão vazias, muitas delas contam com apenas uma única bicicleta, o que impossibilita, inclusive, o remanejamento de bicicletas de estações mais cheias para as mais vazias, já que todas estão praticamente vazias!


Estação Siqueira Campos, localizada junto à estação do metrô, com apenas uma única bicicleta disponível.

Este problema da pouca oferta diante de uma forte demanda deve ser solucionado oferecendo não apenas mais bicicletas ao sistema, mas também, ampliando-se o número de vagas nas estações mais movimentadas.

Atualmente o sistema Bike Rio possui estações com 12 ou 14 vagas. No caso da estação acima, Siqueira Campos, que é uma estação de interação intermodal, já que instalada junto ao metrô, precisa essencialmente possuir um número de vagas compatível com o potencial número de usuários que chegam de metrô àquela estação e que terão como destino final outro local onde haja uma estação Bike Rio próxima.

Neste sentido, há apenas outras 3 estações elegíveis próximas (Dias da Rocha, Santa Clara e Serzedelo Correia), já que as demais no bairro de Copacabana estão próximas a outras estações do metrô, logo, não atendem a quem vai utilizar a estação Siqueira Campos especificamente saindo do metrô.

Caso houvesse mais estações num raio de 50m a 300m entre as outras 3 estações (Dias da Rocha, Santa Clara e Serzedelo Correia), o número de usuários em potencial saltaria, pois o sistema automaticamente estaria disponível para um número maior de potenciais usuários.

Não basta, no entanto, oferecer muitas estações, deve-se atentar para a demanda dos atuais usuários, que são muitos, e tendem a se multiplicar a cada dia, e preparar o sistema para o futuro, ampliando a oferta de bicicletas, na mesma proporção em que se ampliar o número de estações, bem como o número de vagas disponíveis em cada uma delas.