sábado, 8 de setembro de 2012

O Sucesso do Bike Rio e a Relação Oferta x Demanda

Que o sistema Bike Rio é um sucesso, isso ninguém tem dúvidas.
A forte adesão do carioca e visitantes ao sistema é visível diariamente nas ruas da cidade: um verdadeiro enxame "laranjinhas" circulando pela zona sul!

Agora imagine em um final de semana ensolarado? Como fazer para conseguir uma "laranjinha" para curtir as áreas de lazer da cidade? Tem que ter muita paciência!


Status das estações do Bike Rio em 08/09/2012 às 15:00. Em branco, as estações totalmente vazias, em laranja as estações ativas com pelo menos 1 bicicleta; e em cinza as estações em manutenção no momento.

Da imagem acima se verifica que o serviço encontra-se indisponível na maioria e suas estações pura e simplesmente pela falta de bicicletas, já que a grande maioria está em uso no momento.

É necessário estabelecer-se uma boa relação entre oferta e demanda a fim de que o serviço não se torne indisponível, pois, independente de seu uso ser ou não para fins de lazer, tratando-se de um serviço público, é fundamental que ele esteja disponível durante o seu horário de funcionamento.

A simples análise das figura acima indica que não há nenhuma estação lotada em toda a região da zona sul, e que a maioria delas encontra-se vazia, e as que não estão vazias, muitas delas contam com apenas uma única bicicleta, o que impossibilita, inclusive, o remanejamento de bicicletas de estações mais cheias para as mais vazias, já que todas estão praticamente vazias!


Estação Siqueira Campos, localizada junto à estação do metrô, com apenas uma única bicicleta disponível.

Este problema da pouca oferta diante de uma forte demanda deve ser solucionado oferecendo não apenas mais bicicletas ao sistema, mas também, ampliando-se o número de vagas nas estações mais movimentadas.

Atualmente o sistema Bike Rio possui estações com 12 ou 14 vagas. No caso da estação acima, Siqueira Campos, que é uma estação de interação intermodal, já que instalada junto ao metrô, precisa essencialmente possuir um número de vagas compatível com o potencial número de usuários que chegam de metrô àquela estação e que terão como destino final outro local onde haja uma estação Bike Rio próxima.

Neste sentido, há apenas outras 3 estações elegíveis próximas (Dias da Rocha, Santa Clara e Serzedelo Correia), já que as demais no bairro de Copacabana estão próximas a outras estações do metrô, logo, não atendem a quem vai utilizar a estação Siqueira Campos especificamente saindo do metrô.

Caso houvesse mais estações num raio de 50m a 300m entre as outras 3 estações (Dias da Rocha, Santa Clara e Serzedelo Correia), o número de usuários em potencial saltaria, pois o sistema automaticamente estaria disponível para um número maior de potenciais usuários.

Não basta, no entanto, oferecer muitas estações, deve-se atentar para a demanda dos atuais usuários, que são muitos, e tendem a se multiplicar a cada dia, e preparar o sistema para o futuro, ampliando a oferta de bicicletas, na mesma proporção em que se ampliar o número de estações, bem como o número de vagas disponíveis em cada uma delas.

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