quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Projeto Citibike Nova York

O projeto Citibike de Nova York é um dos mais aguardados pois a sua promessa é realmente de revolucionar a mobilidade na cidade!

Um simples vislumbre no mapa dos locais onde serão instaladas as estações já dá uma dimensão do projeto, vejam:



Observem que apenas o Centro de Manhattan, Brooklyn e Queens estão abrangidos, e que há praticamente uma estação em cada esquina. O próprio Central Park não está provido com muitas estações o que deixa um recado claro para as pessoas: Trata-se de uso da bicicleta para fins de transporte e não de lazer!

As lições que tiramos com esta abrangência toda são as seguintes:

1. Um transporte público precisa estar disponível para as pessoas;

2. Disponibilidade significa dizer que do ponto onde a pessoa está até o ponto em que ela pretende chegar, o sistema está à sua disposição.

3. Se no ponto de origem a estação mais próxima não está disponível (em manutenção ou não há bikes) a estação mais próxima está logo ali, no outro quarteirão, logo, o sistema está disponível - idem quanto ao ponto de destino;

4. Se no trajeto houver algum problema (pneu furado; corrente solta, dano à bicicleta, acidente leve, etc.) há sempre uma bicicleta próxima no percurso, não havendo a necessidade de longos deslocamentos a pé até a estação mais próxima.

Com todos esses detalhes fundamentais, verificamos que para o sistema de transporte público por bicicletas ser seguro, é necessário que haja realmente uma rede de estações muito abrangente.

Com tantas estações e tantas bicicletas circulando numa área limitada, a bicicleta ganha, portanto, uma enorme visibilidade por todos que circulam na cidade, tornando evidente e urgente a necessidade de se criar toda uma infraestrutura de segurança e suporte cicloviário na cidade.

O Citibike pretende, na sua primeira fase, instalar 600 estações e dispor 10 mil bicicletas, nesta área marcada no mapa.

Fonte:
http://a841-tfpweb.nyc.gov/bikeshare/station-map/
www.citibikenyc.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário