segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Santos - SP também terá programa de bicicletas públicas.

O programa a ser adotado na cidade de Santos será definido através de edital que será publicado pela CET amanhã, dia 11 de setembro de 2012, convocando as empresas interessadas a oferecerem seus projetos.
Primeiramente será lançado em caráter experimental, com 10 estações e 100 bicicletas, espalhadas em locais estratégicos da cidade. O sistema deverá funcionar das 6hs às 22hs para retiradas de bicicletas e devoluções até 24hs. Os 30 primeiros minutos serão grátis e a partir desse tempo será cobrada taxa extra. O usuário deverá aguardar 15 minutos para fazer uma nova retirada, caso contrário, também será cobrada taxa extra. Exatamente nos moldes do Bike Sampa.


Ciclovia em Santos-SP

Fonte: Prefeitura de Santos


Projetos pilotos ou experimentais como este a ser implantado tendem a não dar certo pela sua pouca abrangência. O sistema para funcionar, precisa estar disponível de forma conveniente para a população, caso contrário, terá sua eficácia muito limitada.

Nada impediria que o sistema fosse implantado em etapas, sendo a primeira com poucas estações, com vista a suprir eventuais adaptações, especialmente em se tratando de sistemas novos, como o apresentado na cidade de Toledo-PR.

Pelo que se extrai da notícia, o sistema adotado será nos moldes do Bike Rio e Bike Sampa. Logo, tratam-se de sistemas já estabelecidos e comprovadamente viáveis, portanto, bastaria um estudo técnico para analisar as demandas da cidade e avaliar os locais onde o sistema seria mais necessário, mensurando o número de estações, de vagas e de bicicletas totais. Qualquer sistema com apenas 10 estações e sem previsão de expansão já nasce correndo grave risco de fracassar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário