sábado, 8 de setembro de 2012

As Bicicletas Públicas Fora da Europa

Como mostrado em post anterior, as bicicletas públicas surgiram na Europa, e somente ganharam força e começaram a ser adotados a partir da introdução em larga escala dos sistemas Vélib, de Paris e Bicing, de Barcelona, a partir de 2007.


Fora da Europa, os sistemas de bicicletas públicas estão em ascensão, já tendo sido implantado no Brasil, Estados Unidos, México e Canadá.

O Brasil será comentado em um post específico.

 México
- Cidade do México: Ecobici - 90 estações e 1200 bicicletas.
- Guadalajara - Bikla - 30 estações e 300 bicicletas.

Ecobici - Cidade do México (atualmente 90 estações e 1200 bicicletas - 9000 viagens diárias - Governo visa triplicar o tamanho em 2012 - Fonte: Tânia Passos (Diário de Pernambuco) 

Canadá - Sistema Bixi

Montreal:- Lançado em maio de 2009, possui 411 estações e 5.120 Bicicletas.
Toronto: - Lançado em maio de 2011, possui 80 estações e 1.000 bicicletas.


Bixi Toronto

O sistema Bixi é o maior das Américas e opera não só nestas duas cidades canadenses, como também em diveresas cidades americanas, e também o sistema Barclays de Londres, que atualmente conta com 687 estações e 9.200 bicicletas, além do Melbourne Bike Share, da Austrália, com 52 estações e 60 bicicletas.

O Sistema Bixi no Canadá possui como característica especial o fato de ser gerido por uma empresa pública criada especificamente para este fim, a Public Bicycle System Company, porém, recebe patrocínio de diversas empresas diferentes, que ganham suas marcas nos para-lamas traseiros das bicicletas, conforme na imagem acima.

Estados Unidos

Boston - Inaugurado em 28 de julho de 2011, conta com 61 estações e 610 Bicicletas.

Boston Hubway - Está se expandindo do Centro de Boston, para os bairros vizinhos.

Chattanooga - Tennessee:  Inaugurado em 23 de julho de 2012, possui 30 estações e 300 bicicletas.

Denver - Colorado: BCycle, tem 53 estações e 530 bicicletas.

Denver BCycle.

Miami - Deco Bike: 113 Estações e 1200 Bicicletas.

decobike
Deco Bike - Miami Beach

Mineapolis - Nice Ride Minessotta - inaugurado em junho de 2010, tem 116 estações e 700 bicicletas.

Nice Ride Minnesota - Cidade de Minneapolis


Washington DC/Arlington: Capital Bike Share. Inaugurado em setembro de 2010, conta com 189 estações e 1700 bicicletas.

Capital Bike Share em Washington DC.

Nos Estados Unidos o maior sistema atualmente é o de Washington, embora muitas cidades estejam implantando seus sistemas, teremos muitas novidades nos próximos meses. Nova York já está certa de implantar 600 estações e 10 mil bicicletas em março de 2013, outras cidades como Los Angeles* também estão estudando o seu próprio modelo de bicicletas públicas a ser adotado.

Não é difícil prever que num futuro próximo as bicicletas farão parte do mobiliário urbano de toda cidade grande, o que vemos agora é apenas o início de uma mudança de paradigma que nos próximos anos irá transformar as nossas cidades, mudando a forma como as pessoas se locomovem nos grandes centros, tudo em busca de mais qualidade de vida, menos poluição, engarrafamentos, emissões de CO2 e dependência por petróleo.

Os carros não deixarão de existir, mas o seu uso será numa escala bem diferente da qual estamos apegados, e isso se deverá, também, às mudanças na forma de construirmos e pensarmos nossas cidades e nosso estilo de vida, onde o carro deixará de ser indispensável e não estará mais no centro dos planejamentos.

* Fonte: Los Angeles Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário